Entre Tarefas e Cansaço: A Exaustão Não é Frescura, e sim um Adoecimento Sério
- laispsicologa2016
- 30 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de set. de 2025

Quando foi a última vez que você conseguiu realizar uma tarefa simples e relaxante, como tomar um banho com calma ou caminhar por um lugar arborizado, sem pensar na lista infinita de coisas que precisa fazer e com a sensação de estar atrasado, ou até mesmo de precisar se adiantar?
A exaustão chega aos poucos, instalando-se de forma tão sutil que, muitas vezes, só percebemos quando o “copo” já transbordou.

Estamos constantemente sendo pressionados externamente a sermos produtivos: a atender às necessidades dos outros, a manter a casa limpa e impecável, a demonstrar no trabalho que sabemos realizar nossas tarefas e que não merecemos ser demitidos.
A pressão constante vem de todos os lados, influenciando diretamente nossa sobrecarga e nosso adoecimento, em uma sociedade que cobra a ausência de falhas e exige produtividade constante, seja no trabalho, em casa, com os filhos, ou até mesmo nas nossas instituições de fé.

Esse modo automático pode nos levar a níveis elevados de estresse. E é nesse ponto que a psicoterapia — ou terapia com um psicólogo — pode se tornar essencial. Ela oferece um espaço de cuidado e reflexão, tanto sobre as cobranças externas quanto sobre as internas: aquelas crenças e padrões que internalizamos ao longo da vida, como a ideia de que devemos estar constantemente ocupados, de que descansar é um privilégio ou até uma falha.

A lista interminável de tarefas que nos impomos pode, pouco a pouco, roubar o sentido da vida. Nosso corpo adoece, e frequentemente subestimamos o cansaço, tentando nos convencer de que a nossa lista de afazeres não é tão pesada assim.
Venha dividir os fardos e cansaços da vida em um espaço seguro, onde você poderá olhar para o que dói na companhia de quem está disposto a ajudar, sem julgamentos. Quero te conhecer. Vamos conversar?


