A Pressão Estética: Como a Busca pelo Corpo Perfeito Afeta Nossa Saúde Mental
- laispsicologa2016
- 30 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de set.

Vivemos em um mundo onde somos constantemente bombardeados sobre o que é certo e o que é errado comer. Hoje, não somos mais tão recriminados pelo que vestimos ou com quem nos relacionamos, mas sim pelo o que e quanto comemos.
A tristeza ao olhar no espelho, a evitação de usar um biquíni ou o desconforto ao provar roupas em lojas são sentimentos comuns, mas não são naturais. Eles são frutos de um sistema que coloca uma pressão estética enorme sobre todos nós. O corpo magro é visto como o corpo saudável, enquanto o corpo gordo é constantemente associado ao corpo doente.

Quando o peso do seu corpo está acima do que você considera ideal, começa uma maratona exaustiva de tentativas para alcançar o tão sonhado emagrecimento. Dietas da moda, exercícios físicos intensos por um curto período de tempo, recusar convites para estar com amigos em churrascos ou cafés, e a ansiedade de esperar pela única refeição da semana em que você se “permite” comer o que realmente gosta… Esses comportamentos podem se tornar parte do seu dia a dia, tudo em nome de alcançar um padrão estético muitas vezes inatingível.

Essa maratona de dietas e restrições não traz apenas exaustão física, mas também uma grande carga emocional. O medo de voltar ao peso anterior gera uma ansiedade constante, que, por sua vez, afeta sua vida social, emocional e cognitiva.
Se o seu peso, alimentação ou a forma do seu corpo têm causado ansiedade e desconforto, é importante considerar buscar ajuda profissional.

A terapia, com um psicólogo experiente, pode ser um grande alívio para quem lida com essas questões diariamente. Um profissional qualificado pode te ajudar a entender as raízes dessas dificuldades e oferecer o suporte necessário para que você recupere sua paz e qualidade de vida.
Não precisa continuar vivendo nesse ciclo de pressão e insatisfação. Se você está passando por essa situação, me envie uma mensagem. Vamos marcar um horário para conversar. Quero te conhecer e te ajudar a conquistar mais qualidade de vida, sem que isso custe a sua paz interior.